segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BREVE RELATO SOBRE A ELABORAÇÃO DO PLANO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO GONÇALO – PLANO MUNICIPAL DE CULTURA - PERÍODO 2011/2020


O Sistema Municipal de Cultura de São Gonçalo foi elaborado a partir das demandas do Ministério da Cultura, iniciando sua discussão na IV Conferencia de Cultura de São Gonçalo, realizada em outubro de 2009 com base nos cinco eixos temáticos:
Eixo I – Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Eixo II – Cultura, Cidade e Cidadania
Eixo III – Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Eixo IV – Cultura e Economia Criativa
Eixo V – Gestão e Institucionalidade da Cultura.
As propostas relatadas nos Gts deram início a discussões para a elaboração do Plano Municipal de Cultura. O Conselho Municipal de Cultura criou suas Câmaras Temáticas e a partir de então, elaborou um cronograma para que houvesse uma maior participação da sociedade civil.
CRONOGRAMA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA – SÃO GONÇALO/RJ

DATA
SETOR
DISTRITO
LOCAL
HORÁRIO
27/10
Música / Dança / Cultura Popular
Lona Cultural Mário Braga
(Estrela do Norte)
18 horas
03/11
Circo / Teatro / Artes Visuais/ Artesanato
Teatro Carequinha (Neves)
18 horas
10/11
Patrimônio e Museologia / Literatura e Bibliotecas / Étnicos e Matrizes Africanas
Lona Cultural Lídia Maria (Jardim Catarina)
18 horas
17/11
Artes Digitais / Audiovisual
Desvio da Dona Zizinha (Santa Catarina)
18 horas
24/11
Mov. Sociais / Comunicação/ Soc. Civil
CISC (Tribobó)
18 horas
10/12
Estudantes
UERJ/FFP
17 horas
11/12
Fórum Municipal
UERJ/FFP
09 às 17 horas

Além deste cronograma, outros encontros foram realizados, culminando em 04 Fóruns.
11/12 e 15/12 – Finalização e aprovação do Sistema Municipal de Cultura
30/03 e 30/04 – Finalização e aprovação do Plano Municipal de Cultura.

Organização do Plano Municipal de Cultura Gonçalense
No processo de elaboração participativa do Plano Municipal de Cultura, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a sociedade civil – tendo a frente o Conselho Municipal de Cultura, realizaram entre os meses de outubro/2010 e março do corrente, 14 reuniões com os diversos segmentos culturais da cidade e ainda nos distritos (além das reuniões regulares do Conselho neste período), conforme processo aprovado e iniciado na IV Conferência Municipal de Cultura, em dezembro de 2009.
Por ser São Gonçalo um município de grandes dimensões territoriais e uma diversidade cultural bastante vasta, foi seguida esta organização:
1.       Encontros setoriais distribuídos por distrito junto às Câmaras Técnicas internas ao CMC, de acordo com o seguinte calendário:

b)   1ª Distrito - Bairro: Estrela do Norte - Local: Lona Cultural Mauro Braga – reunindo os setores: Música, Dança e Cultura Popular – encontro realizado em 27/10/10;


c)    4ª Distrito - Bairro: Neves - Local: Teatro George Savalla Gomes (Carequinha) - reunindo os setores: Circo, Teatro, Artes Visuais e Artesanato - encontro realizado em 03/11/10; 


d)   3ª Distrito - Bairro: Jardim Catarina - Local: Lona Cultural Lídia Maria – reunindo os setores: Patrimônio e Museologia, Literatura e Bibliotecas, Étnicos e Matrizes Africanas – encontro realizado em: 10/11/10


e)   1ª Distrito - Bairro: Estrela do Norte - Local: Lona Cultural Mauro Braga – reunindo os setores: Artes Digitais e Audiovisuais – encontro realizado em: 17/11/10


f)     2ª Distrito - Bairro: Tribobó - Local: CISC – Ponto de Cultura Olhar Verde de Gonça a Antares – reunindo os setores: Movimentos Sociais, Comunicação e Sociedade Civil – encontro realizado em: 24/11/10. 

     

g)    4ª Distrito - Bairro: Paraíso - Local: Faculdade de Formação de Professores UERJ-FFP – reunindo a Sociedade Acadêmica – encontro realizado em: 11/12/10


                       O objetivo dos encontros foi fazer um diagnóstico das necessidades para a construção de políticas culturais que fortaleçam o setor no município e para que a partir desta avaliação, definir os projetos e programas que comporão o Plano.
- Fórum para Elaboração do Plano Municipal de Cultura:

Foram realizadas ainda as reuniões gerais - aglutinando todos os setores culturais organizados e atores da sociedade civil - do fórum nas seguintes datas: 11 e 15/12/10 das 18 às 22 horas – na Faculdade de Formação de Professores UERJ-FFP; 30/03 e 30/04/2011 – a primeira no Centro Cultural Joaquim Lavoura e a última na citada FFP.

Além da etapa presencial, foi criada uma página virtual (blog) onde se disponibilizou todos os documentos e propostas elaboradas durante os encontros e um endereço eletrônico (e-mail) para demais contatos. Ambos receberam propostas até as vésperas de finalização do Plano.
O Sistema Municipal de Cultura, que também foi objeto de elaboração e aprovação nestes encontros, obedece à orientação do Ministério da Cultura, visando a sua integração no Sistema Nacional de Cultura (resguardadas as especificidades, guarda semelhança com o Sistema Único de Saúde) e comporta em seu interior fontes de financiamento à cultura (Fundo Municipal de Cultura), banco de dados vivo e que será sempre atualizado (Núcleo Municipal de Informações Culturais). O Sistema organiza e estrutura e o Plano dá as diretrizes e projetos que materializam as políticas culturais gonçalenses.
O Plano Municipal de Cultura foi pensado, tendo como parâmetro três diretrizes gerais, as quais serão abaixo abordadas:
  • Cultura como Política de Estado
  • Gestão Democrática
  • Cultura como elemento de desenvolvimento econômico e social

Estas diretrizes impulsionam a confecção dos programas estratégicos, os quais aglutinam as propostas e projetos deste Plano, fruto de intensas discussões nos grupos de trabalho e no Fórum, constituídos no Conselho Municipal de Cultura, especificamente para este fim.
São seis os programas e propostas estratégicas:
  • Difusão e Fomento
  • Gestão Cultural
  • Economia e Financiamento da cultura
  • Cidadania, Identidade, Acessibilidade e Diversidade Cultural
  • Formação, Capacitação e Geração de Renda
  • Patrimônio Cultural Material e Imaterial

Após a finalização do documento pela sociedade – através do Conselho e da reunião final do Fórum ocorrida em 30/04/11, foi realizada audiência pública para apresentação do mesmo e em seguida, este foi enviado pela prefeita Aparecida Panisset à votação na Câmara Municipal, e sendo aprovado, o Plano terá validade de dez anos (2011-2020).
Durante este processo, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, assinou o Acordo de Cooperação Federativa do Sistema Nacional de Cultura. O Acordo foi estabelecido em 09 de junho de 2011 e publicado no Diário Oficial da União em 22 de junho. A partir da assinatura deste acordo, a União deverá “estabelecer as condições e orientar a instrumentalização necessária para o desenvolvimento do SNC, com implementação coordenada  e/ou conjunta de programas, projetos e ações, no âmbito da competência do município.” A partir disto, seguiremos um novo Plano de Trabalho para estabelecer estratégias para a elaboração de três novos sistemas: Bibliotecas, Museus e Patrimônio. Este cronograma terá início em janeiro de 2012.
Também para 2012 faremos a V Conferencia Municipal de São Gonçalo, com vistas a III Conferencia Nacional prevista para 2013 (divulgado no Seminário Metas do Plano e Sistema Nacional de Cultura – 06/10 – Capanema), além da eleição do Conselho Municipal de Cultura – mandato 2012/2014, já no novo formato previsto no Sistema Municipal.

Carlos Ney Pinho Ribeiro
Secretário Municipal de Cultura e Turismo 
Presidente do Conselho Municipal de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário